sábado, 30 de novembro de 2013

Naked Cake ou Bolo Desconstruído - Como fazer

O bolo da festa de aniversário do Luca fez tanto sucesso, que, depois dele, já repeti a receita mais duas vezes e já tá garantido também como sobremesa do Natal lá de casa esse ano!
É uma delícia, leve, pouco doce e enjoativo e tão bonito que, sozinho, já faz a maior presença em qualquer mesa de doces. Dá para tirar onda de mestre pâtisserie de boa ... hahahahaha
E é tão fácil de fazer, cheio de possibilidades de renovação nos recheios e decoração, que vale a pena tentar!
Vamos ao passo a passo em fotos!
 
 Eu usei quatro discos de pão de ló de mais ou menos 25 cm de diâmetro e uns 3 cm de altura cada - são dois bolos cortados ao meio nesse caso (ok, shame on me, já comprei pronto, mas a vida corrida que levamos, facilidade é sempre bem vinda, né?), mas você pode assar sua receita favorita de pão de ló ou comprar placas e cortar no formato que preferir, com diferença de alturas entre os andares ou não ...
Dependendo do tamanho do disco e da altura da massa, você pode optar por fazer mais ou menos camadas.

 Coloca-se o primeiro disco, com a casquinha para baixo ... a vantagem do bolo cortado ao meio em relação à placa é que ele fica mais molhadinho, pois a placa tem "casquinha" dos dois lados e acaba ficando um pouco mais seco.

 Uma farta camada de doce de leite mole da melhor marca que tiver na sua região. Eu usei da marca Majestic, é daqui do sul de Minas, muito gostoso ... você usa seu favorito ou o bom e velho leite condensado cozido (nesse caso, cozido uns 15 minutinhos só, que se ficar muito duro, na hora de espalhar detona o pão de mel que é muito delicado).

Uma generosa camada de calda de frutas vermelhas. Eu fiz uma calda com a polpa de framboesas e amoras comprada no Pão de Açúcar e um pinguinho de açúcar. Se não encontrar essas polpas na sua região, pode fazer uma calda azedinha de morango ou mesmo derreter uma boa geleia de frutas vermelhas com um pouco de água no fogo para criar uma calda. O importante é ficar uma calda azedinha para contrastar com o doce de leite.

 Frutas vermelhas picadas - morangos, nesse caso. Coloque bem na borda, para aparecer bem entre uma camada e outra.

Um disco de pão de ló por cima

Repete as três camadas: doce de leite, calda e frutas in natura

 Após a última camada de massa, eu gosto de colocar mais doce de leite e calda de frutas, que é para "colar" as frutas do topo. Tanto o doce de leite como a calda, pode colocar até a borda, para escorrer mesmo, o charme desse bolo é essa aparência deliciosamente farta e pecaminosa de recheio.

Decore com as frutas de sua preferência. Nesse bolo aqui eu usei morangos frescos, amoras congeladas (que consegui descongelar algumas inteiras e guardar para a decoração) e cerejas em calda. Nos bolos anteriores, dei sorte de encontrar framboesas e mirtilos e estou sonhando encontrar cerejas frescas para o bolo do Natal!


A tentação partida ... garanto que o sabor é muito gostoso, um dos melhores bolos que provei!
 
 
Espero que tenham gostado, é muito fácil de fazer (principalmente se tiver uma padaria amiga onde possa comprar o pão de mel pronto ... rsss) e oferece inúmeras possibilidades.
Fiz outro dia com o pão de mel de chocolate, recheio de brigadeiros e morangos e estou maquinando uma versão com frutas amarelas (pêssego, abacaxi e calda de maracujá + cocada mole) para o aniversário do João. Quem tiver ideias de variações, deixa nos comentários, que vou adorar expandir meu repertório!
 
Abraços e um doce final de semana,
Tais
 



domingo, 3 de novembro de 2013

A festa no buffet: fotos!!!

Finalmente consegui buscar as fotos da festa e arrumar um tempinho para postar!


Visão geral da mesa

De outro ângulo ...

Quadrinho de botões com a idade nova do aniversariante, feito com muito capricho pela querida Keila

As mesas dos convidados

Para compor as mesinhas das lembrancinhas, levei dois quadros de fotos do quarto do Luca para o buffet

E agora vamos para o capítulo das delícias ...

Doces de copinho

Olho de sogra no copinho ... faz tanto sucesso e é tão simples de fazer que já cansei de distribuir a receita dessa gostosura!


Delícia vapt-vupt: pêssego em calda picado, calda do pêssego + creme de leite e suspiros para enfeitar


Cocada de colher, tentação comprada na Cafeteria Gamela, em Itu


Os brigadeiros que nunca faltam (e também nunca sobram ...hehehe): Ovomaltine e Romeu e Julieta

Marshmallow para combinar com as cores da festa 

Bem vividos de doce de leite


Brigadeiro mole de chocolate e cereja


Caixinhas cata-ventos recheadas com deliciosos torrones de macadâmia

O bolo foi um capítulo à parte, ficou tão lindo quanto gostoso, depois do aniversário já fiz mais duas vezes e até fotografei o passo a passo, que vai virar post em breve!


Um close da tentação! Ficou muito, mais muito bom mesmo!!!!


Família reunida

Nos primeiros cinco minutos ele ainda concorda em tirar fotos conosco .. rsss

Pergunta se ele se gostou da festa ser no buffet?

Em questão de segundos, olha o estado deplorável que ele estava de tanto pular e brincar!

A hora dos parabéns!

E o desejo de muitos e muitos anos a serem comemorados ainda!

Foi um aniversário mais simples que os anteriores em termos de detalhes, mas não menos curtido pelo aniversariante e pelos convidados!

Beijos a todos e uma ótima semana,
Tais